Estudantes da Suécia encerram intercâmbio na região - O Blumenauense - Notícias de Blumenau e Vale do Itajaí

Business

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Estudantes da Suécia encerram intercâmbio na região

Estudantes da Suécia encerram intercâmbio na região

Share This

estudantes da Suécia

Sete estudantes e quatro professoras da Parkskolan, escola da cidade de Ornskoldsvik, na Suécia, retornaram nesta segunda-feira (12/11) para a Europa após duas semanas de intercâmbio cultural e profissional. Em fevereiro de 2013, um grupo de acadêmicos dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Artes e Letras da FURB viaja para o país escandinavo para encerrar uma parceria que iniciou em 2003, então com alunos da Etevi, e foi financiado principalmente pelo Programa Internacional para a Educação e Formação (IPK), da Suécia.

As seis estudantes, que estão no último ano de um curso profissionalizante de cabeleireiro em seu país, visitaram salões de beleza da região e ONGs em Florianópolis e Blumenau. No Centro de Educação Infantil Pérola, no bairro da Velha, as jovens cortaram o cabelo de algumas crianças, em uma ação voluntária. Na FURB, tiveram também oficinas de capoeira e psicomotricidade.

“Meu inglês está muito melhor, e foi muito interessante conhecer um país tão diferente do nosso. Você sempre aprende um pouco mais sobre si mesma, e sobre nossa profissão”, afirmou a estudante Hanna Salomonsson. Denice Moberg, por exemplo, estranhou o fato de os salões brasileiros oferecerem um amplo leque de serviços em um só lugar. “Na Suécia, isto é raro. Cada local se especializa em um serviço”, explicou. “Minha mãe sempre me ensinou a não desperdiçar oportunidades. Estou muito feliz de ter vindo conhecer o Brasil”, revelou Amanda Ögren.

Em quase dez anos, 17 professores e 63 alunos das duas instituições participaram do projeto intercultural, que a partir de 2006 passou a envolver alunos da graduação da FURB, fazendo uma ligação entre o ensino médio sueco – trazendo estudantes que estão em algum curso profissionalizante – com o ensino superior brasileiro. “Nossos estudantes utilizam a Parkskolan, na Suécia, como uma escola de observação. Aprendem sobre o sistema educacional deles, sobre estratégias pedagógicas, entre outros”, explicou a professora Diva Martinelli, que coordena o projeto na FURB junto ao professor Edson Schroeder. A ação envolve o Centro de Ciências da Educação e a Coordenadoria de Relações Internacionais.

Fonte: Furb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages