Neste sábado (30/11), das 9h às 15h, o ambulatório da FURB, localizado na Rua São Paulo, vai oferecer atendimento gratuito a todas as pessoas que apresentam alguns sinais de câncer de pele. O ato, que marca o Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, é promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e tem como objetivo principal contribuir para a redução da doença no país.
Nilton Nasser, dermatologista e professor de medicina da FURB, destaca que qualquer pessoa que tenha sinais iniciais da doença como pinta que muda de cor e aumenta de tamanho e verruga, pode buscar atendimento.
Equipe de professores e alunos de Medicina da FURB estará auxiliando a população, oferecendo exames completos de pele, palestras e orientações sobre os cuidados com a exposição solar. Casos com diagnóstico da doença serão encaminhados para tratamento no Hospital Universitário da FURB.
O evento é promovido anualmente. Na edição do ano passado, a equipe atendeu 270 pessoas das quais 80 tiveram casos confirmados da doença.
O professor Nilton Nasser é autor da pesquisa “30 anos de incidência de melanoma em Blumenau”, única do gênero no Brasil e América Latina. Segundo este estudo, o município tem o maior índice de câncer de pele do país: são 30 casos por 100 mil habitantes. O alto número está relacionado à descendência alemã, ou seja, pessoas de pele clara são mais propensas a sofrerem da doença.
via FURB
Nenhum comentário:
Postar um comentário