Projeto de lei cria "Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo" - O Blumenauense - Notícias de Blumenau e Vale do Itajaí

Business

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Projeto de lei cria "Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo"

Projeto de lei cria "Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo"

Share This

alcoolismo

A Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que institui a “Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo”. Apresentada pelo vereador Mário Hildebrandt (PSD), o projeto é fruto da vivência pessoal no atendimento a pessoas dependentes de álcool e de outras drogas. A semana será realizada, anualmente de 18 a 24 de fevereiro.

“Foram mais de oito anos trabalhando diretamente com dependentes e desenvolvendo ações de prevenção no Cerene (Centro de Recuperação Nova Esperança) e percebi que muitas pessoas acham que o álcool, por ser uma droga lícita, não causa nenhum problema e nem dependência”, explicou, ressaltando que o evento é a oportunidade de informar sobre as conseqüências do consumo de álcool na vida das pessoas.

Hildebrandt destacou ainda que por Blumenau sediar uma festa nacional de chope, onde o consumo da bebida é muito alto, é necessário investir em prevenção para quebrar o paradigma. “Blumenau também figura como a cidade do Estado com o maior número de motoristas multados por dirigirem sob efeito de bebida alcoólica”, lembrou.

Pesquisa

O parlamentar relatou dados de uma pesquisa entre estudantes brasileiro, que apontou que 75% deles já consumiram bebidas alcoólicas e 40% usaram álcool nos últimos 12 meses. Entre estudantes do ensino fundamental, 38,8% já experimentaram bebidas alcoólicas e 8,5% usaram recentemente. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, 7% apresentam dependência. Entre jovens de 18 a 24 anos, 78% já consumiram álcool e 19% são dependentes.

“Esta realidade se repete em Blumenau, onde cada vez mais precocemente os adolescentes estão tendo acesso à bebida alcoólica. Não se nega a força da cultura da normatização e proximidade ao uso do álcool”, assinalou Hildebrandt. Segundo ele, neste ano foram encaminhados ao Comen (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas), 120 homens e 17 mulheres dependentes de álcool. “É considerável também o trabalho realizado no município pelos órgãos da saúde mental”, ressaltou.

O vereador salientou ainda que o consumo de bebidas entre os jovens vem aumentando e principalmente entre as mulheres. “Há alguns anos atrás as meninas não consumiam tanta bebida. Não se nega a influência da cultura local que leva à proximidade e ao uso do álcool. As entidades terapêuticas em Blumenau que desenvolvem ações de recuperação da dependência e abuso do álcool constatam, também, que o alcoolismo leva, na maioria das vezes, ao uso conjunto de outras drogas ilícitas”, afirmou.

Para o parlamentar, é importante que a Semana de Combate ao Alcoolismo seja discutida e desenvolvida nas escolas, igrejas e nas empresas, inserindo o tema na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Hildebrandt sugere que o evento no município seja liderado e coordenado pelo Comen.

Fonte: Câmara Municipal de Blumenau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages