Sala de Situação monitora níveis de rios em tempo real - O Blumenauense - Notícias de Blumenau e Vale do Itajaí

Business

test banner

Post Top Ad

Responsive Ads Here
Sala de Situação monitora níveis de rios em tempo real

Sala de Situação monitora níveis de rios em tempo real

Share This

sala Epagri Ciretran

A partir da esquerda: Nelso Figueiró, gestor do contrato ANA na Epagri/Ciram; Guilherme Miranda, coordenador da Sala de Situação; Edson Silva, Gerente da Epagri/Ciram; Hessmann, Figueiredo, Spies e Hobus

Nesta quinta-feira, 7 de novembro, aconteceu a solenidade de inauguração da Sala de Situação para Evento Hidrológicos Extremos. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Presidente da Epagri Luiz Hessmann, o Secretário de Defesa Civil Milton Hobus e o Secretário-adjunto da Agricultura e da Pesca Airton Spies. A Sala é resultado de um convênio entre a Epagri/Ciram e a Agência Nacional de Águas (ANA).

A Sala de Situação é uma estrutura física, montada na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis, que conta com computadores, monitores de 52 polegadas e outros equipamentos que servem para monitorar em tempo real os níveis de rios e de chuva em 9 bacias hidrográficas de Santa Catarina. A Sala é operada por uma equipe da Epagri/Ciram formada por um hidrólogo, um meteorologista, um oceanógrafo e uma técnica em meteorologia. 

As informações provenientes desse monitoramento servem para promover ações destinadas a prevenir ou minimizar os efeitos de estiagens e inundações. A estrutura, que vinha funcionando em fase de testes desde abril, passou por sua principal prova em setembro, quando fortes chuvas atingiram o Estado. Graças à ação conjunta da Epagri/Ciram e Defesa Civil foi possível monitorar os níveis dos rios, evitando maiores prejuízos e até mortes.

Durante a inauguração o Presidente da Epagri lembrou que a estrutura da Sala de Situação é enxuta, mas fornece informações preciosas aos catarinenses. “Cada vez mais o governo tem cobrado a otimização das informações geradas pela Epagri/Ciram”, ressaltou Hessmann. Esse discurso foi endossado por Horácio Figueiredo, Chefe de Gabinete da ANA, que compareceu à inauguração. Segundo ele, é impossível para o governo federal assumir o monitoramento de toda a rede hidrológica nacional, por isso a parceria com os Estados é fundamental.

Para o Secretário-adjunto Airton Spies a Sala de Situação representa uma ação certa, na direção certa e com grande impacto. Ele citou o setor agrícola como outro grande usuário das informações geradas pela Sala de Situação, já que ela também vai monitorar estiagens. O Secretário da Defesa Civil ressaltou o volume de investimentos que vem sendo feito pelo Estado, em tecnologia e em obras estruturantes, para evitar a ocorrência de desastres naturais.

via Epagri/Ciretran

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages